quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Tem... Banana Pancakes

Olá. Hoje acordei toda nostálgica e extremamente saudosa. To com saudades de muita coisa que deixei pra trás desde que voltei pro Brasil e com muitas saudades das panquecas de banana no café da manhã. Eu sei.... Bem americano mesmo, pois é assim que gosto. Eu acredito que deve ter sido o tempo que amanheceu nublado e me fez ficar assim, meio boba. Já que não posso tudo o que quero, posso pelo menos encher o bucho e isso já me faz feliz.

Receita
1 ovo
1 3/4 xícara de farinha de trigo
1 3/4 xícara de buttermilk
3/4 xícara de óleo
3/4 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó

Bata tudo com uma colher de pau. Esquente sua frigideira com manteiga e coloque uma concha bem cheia da massa. Vire-a quando já estiver dourada e não se assuste, porque vai crescer. Ela é totalmente diferente do que chamamos de panquecas. Pan em inglês = panela e cake = bolo. Então, nada mais é do que um bolo de panela.
Após o termino, fatie as bananas e coloque por cima delas. Pode colocar tambem karo ou leite condensado.

Mas buttermilk? O que é isso?
Ele é muito utlizado na cozinha americana em bolo, waffles e panquecas. No Brasil, é conhecido como leitelho, pois é o resíduo da fabricação da manteiga. Como o nome mesmo já diz, butter = manteiga e milk = leite. Já que não encontramos ele por aqui, então vamos faze-lo, pois dá um gostinho todo especial a receita.

Para uma xícara de buttermilk, acrescente 1 colher de suco de limão ou vinagre branco a 1 xícara de leite e deixe descansar por 10 minutos.

E para completar esse dia cinza, com Banana Pancakes, nada melhor do que ouvir um bom Jack Jonhson!




Bom dia a todas!!!!

5 comentários:

  1. Oi, Ná. Mas essa mulherada tá toda musical hoje, viu? Mto legal a música! Vc vem com essas novidades pra mim que sou mais que tupiniquim e excelente gourmet! agora vou ter q tentar fazer, né? Então dá pra fabricar o tal bttermilk desse jeito aí? Prá já. Hoje fiz as panquecas só que n deu tempo de clicar que a gente chegou da rua em cima da hora do almoço e eu precisava usar a carne moída q já tinha comprado pra fazê-las. Foi colocar na mesa e devorar.Se engordar mais ainda, vou dizer que é culpa da Ná.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. comadre querida,
    Sabe o que adoro por cima das pancakes??... maple syrup!!! AMO!!!!

    beijinho

    ResponderExcluir
  3. Faz sim, Tania. Eu adoro com muita manteiga!

    Dani, eu não gosto de maple syrup. Meu marido ama com leite condensado por isso sugeri, e maple syrup é muito caro no Brasil, então sugeri Karo, mas gosto mesmo com muita manteiga e sem as bananas, as vezes.

    ResponderExcluir
  4. Hummmm a receita parace deliciosa,vou tentar fazer qualquer dia desses.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi, minha xará!
    Isso parece muito bom, hein! Vou deixar a preguiça de lado e tentar.
    Adorei seu blog, vou te seguindo pra ver as novidades.

    Também tenho um bloguinho de coisas de casa ,decoração, família, etc. Seria uma honra a sua visita e sua participação.

    beijo
    Dri
    http://coisasqueeuamoetc.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Subscribe Now: standard