domingo, 17 de janeiro de 2010

Tem... Esfiha Aberta Habib's

Tenho uma amiga, a Rita, que tem um blog maravilhoso de comidinhas gostosas (pinkbites.com) e pedi à ela uma receitinha de esfiha aberta. Porém ela não tinha nenhuma e me incumbiu de achar uma receitar e testá-la. Dando certo, ela a colocará no blog dela. Aí pensei: - Puxa vida! Não sou boa nisso! Vou ter que tentar várias receitas e nem sei se vai valer a pena, afinal no Habib's são tão baratinhas....
Enfim.... Tentei essa receita que vou postar aqui e o melhor, deu certo! Então, estou postando a minha experiência.

Você vai precisar:
1/2 kg de farinha de trigo
15g de fermento biológico seco (os pacotinhos são vendidos a 10g, então usei dois)
65g de açúcar
65ml de óleo de soja
250 a 300 ml de água filtrada
7g de sal
Fubá para polvilhar.


Rendimento de mais ou menos 15 esfihas. Misture os ingredientes secos e depois os líquidos até formar uma massa homogênea. Polvilhe a mesa onde vai trabalhar a massa com farinha e faça bolinhas pequenas. Quando terminar de fazer as bolinhas, pegue a primeira e a abra, polvilhando-a com fubá no lado de fora e de dentro da esfiha. Isso a manterá aberta. Terminando, já coloque o recheio antes de ir para a segunda bolinha.


Recheio de queijo:
300 gr de queijo branco amassado
1 xícara de salsinha picada
3 coheres de sopa de creme de leite
1/2 colher de fermento em pó
sal (somente para corrigir o sal do queijo, caso não seja suficiente)


Com as mãos, esfarele bem o queijo. Junte os demais ingredientes e reserve. Eu usei essa quantidade e só deu para 8 esfihas, então fiz as demais de carne. Caso queira todas de queijo, dobre a receita. 

Dicas: 
  • Para o recheio de carne faça á seu gosto, mas não a refogue, se não queimará quando for ao forno. Coloque o recheio cru mesmo.
  • A receita pede que sejam assados á 180 graus. Porém, além de demorar muito, elas não ficam douradas nas bordas e a carne acaba queimando se você deixar por mais tempo. Asse em forno mais quente, mais ou menos 300 graus.



2 comentários:

Subscribe Now: standard